
O primeiro logotipo da Apple, desenvolvido por Jobs em conjunto com Wayne em 1976, levava a imagem de Isaac Newton debaixo de uma macieira.
Em 1977, o designer Rob Janoff, diretor de arte da agencia de publicidadea de Regis McKenna, desenvolveu o projeto do logo somente com a maçã com as cores do arco-íris, no qual utilizou apenas o elemento principal do logo original, a maçã, e a redesenhou com um visual muito mais moderno. “Para obter inspiração, a primeira coisa que fiz foi ir a um supermercado, comprar um saco de maçãs e cortá-las. Eu ficava olhando para as fatias por horas”, disse Janoff. Para que a maçã não se parecesse com uma cereja, ele teria feito um corte no canto direito da fruta, na escala de uma mordida. A ideia da mordida valeu a pena pelo fato de demonstrar que a maçã deveria ser experimentada pelos seus usuários (referência à história bíblica de Adão e Eva na qual a maçã representa o fruto da Árvore do Conhecimento). Em inglês, "mordida" é bite, que obviamente lembra byte. As cores do arco-íris remetem aos estudos de Newton com os prismas e que a interface gráfica di Apple II já suportava cores. O nome Apple, com a tipografia serifada clássica, era utilizado como complemento para determinados meios, não sendo obrigatório, portanto.
Em 1999, a Apple tirou o arco-ris da maça e passou a utilizar um logotipo monocromático. Branco para os manuais e adesivos e cinza para os impressos. Em 2004, passou a ser utilizado o logo metalizado, mas o logotipo oficial continua sendo a maça-mordida branca sobre fundo preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário