quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Google e as letras coloridas

Em 1996, Sergey Brin e Larry Page, os co-fundadores do Google, estavam à procura de um logotipo para o lançamento de um novo motor de busca. Através de um amigo em comum, pediram a Ruth Kedar, designer gráfica e professora assistente da Universidade de Stanford, alguns estudos para o logotipo. "Eu não tinha idéia no momento em que o Google iria tornar-se tão onipresente como é hoje ou que seu sucesso seria de tal magnitude", diz Kedar. "Ficou muito claro desde o início que queriam algo que fosse além de um logo tradicional", diz Kedar. Já na primeira versão, Kedar inseriu cores primárias e bidimensionalidade às letras "O". Utilizando uma lupa, Kedar acrescenta um sorriso para representar uma experiência de pesquisa positiva. Brin cria uma versão com letras coloridas e um ponto de exclamação no final, imitando o Yahoo!. Utilizando a fonte Leawood com sombreamento, Kedar deu dimensionalidade ao logotipo. Sabendo que o fundo seria "clean" e na maior parte branca, iniciaram a definir quantas e quais cores seriam usadas. A idéia era: "Será que podemos criar um logo lúdico sem objetos identificáveis que nos limitem?" Eliminando a lupa e utilizando a fonte Catull, Kedar queria mostrar que o Google seria muito mais que um motor de busca. Na versão final, foram utilizadas as cores primárias, mas em vez de seguir o padrão de repetição, foi usada uma cor secundária sobre a letra "L", que trouxe de volta a idéia de que o Google não segue regras.

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